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O desconforto da ostra gera a pérola. Se não fosse aquele grão amargo de areia, a beleza não seria trazida ao mundo. A dor é que torna o guerreiro mais forte, resiliente. Aos sermos desafiados, é que temos a possibilidade de encontrar a coragem para enfrentar as surpresas inesperadas da vida e construir o novo.

  1. Não paralise.

Ter que ajustar rotas é sempre muito incômodo, o ideal seria que, uma vez definida a estratégia, não precisássemos ter que voltar a pensar nisso. Mas, a fortaleza está justamente em aproveitar o desconhecido e botar a cabeça para pensar diferente, acredito que seja uma saudável alternativa para identificar novas e diferentes possibilidades de agir.

  • Tomar consciência é fundamental.

A travessia de A (posição atual da sua empresa) para B (posição desejada/segura/atrativa) impõe enxergar o outro lado do rio, o exercício de avaliar a operação em B é o que evitará você agir intempestivamente cortando “custos” que possam parecer supérfluos. A sensibilidade para distinguir gastos de investimentos é essencial. Como bom libanês, escutei centenas de vezes, ao longo da vida, esta frase: “não adianta coar moscas e engolir camelos”. Sim, é importante economizar, mas olhe bem se a economia não vai acabar travando o seu negócio, reduzindo dramaticamente a força e atratividade da sua marca.

  • Consolidar territórios e relações.

Um dos sentimentos mais cruéis é quando você constata que a ausência da sua empresa não é vista como problema para os seus clientes. Agora, venha comigo e considere com calma a força transformadora de cada uma destas situações:

a. Construir vínculos, assumindo seu papel de “marca cidadã” na comunidade.

b. Aumentar vendas por metro quadrado e fidelização, através de entregáveis de alta relevância.

c. Fortalecer o brand equity utilizando programas de alto impacto e elevados níveis de colaboração, conveniência e relevância.

d. Desenvolver alianças estratégicas, uma alternativa potente para ocupar e dominar posições.

e. Reconhecer a importância de parceiros estratégicos como agentes que podem contribuir para o engrandecimento do seu negócio.

  • Analise o tabuleiro competitivo.

Faça uso de estratégias pertinentes a sua posição no mercado. Aos entrantes, recomendo confundir a marca dominante, atuando através de estratégias combinadas.

  • Alternando: ações institucionais com promocionais.
  • Atacando simultaneamente no foco e no mercado aberto.
  • Enfim, surpreendendo o mercado com atividades fora da categoria. Para quem tem que defender seu território “vaca leiteira”, a recomendação é se manter inquieto, reconquistando a cada dia seus clientes.
  • Regionalize a estratégia.

Uma marca não tem o mesmo nível de conhecimento, pertinência e relevância em todas as regiões. Por isso é fundamental que a companhia enxergue a variação do seu brand equity para desenvolver estratégicas com foco regional, equalizando as necessidades do negócio.

Você pode perceber que, assim como o desconforto da ostra se traduz na beleza da pérola, para aqueles que transformarem os problemas em soluções inovadoras, a recompensa será um ano com resultados fora da curva.

Os autores dos artigos, vídeos e podcasts assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo de sua autoria. A opinião destes não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Instituto Dynamic Mindset.

João Satt

Estrategista – Idealizador da Metodologia SB/3C. Publicitário com especialização em marketing, professor e palestrante. Um dos profissionais mais premiados do País, tanto em eventos nacionais como internacionais. Painelista e Conferencista Nacional e Internacional. Jurado do The New York Festival na categoria de Efetividade em Marketing. Conquistou mais de 35 Top de Marketing – ADVB RS/SC/PR Publicitário do Ano em 1998, em 2007, recebeu o Prêmio Colunistas de Propaganda, em 2012, foi destaque empresarial do IBEF.  Fundador e CEO do G5.  O G5 é um ecossistema de empresas com foco na transformação de negócios a partir da inovação de valor com atuação em áreas como, Estratégia de Negócios e Marcas, Comunicação, Tecnologia, Produção Digital, Database Driven, Realidade Virtual e Realidade Aumentada, Live Marketing. Fundador e sócio das seguintes empresas: - TWF/COMPETENCE - GTECH – Innovation Lab (DB Server) - STRONGER - GDATA - SUNBRAND

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